terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Mousse de Chocolate receitasdaritinha.com

História do Chocolate.

Civilização Olmeca que habitava o México
Os primeiros vestígios da descoberta do chocolate são de 1.500 a.C. e vêm da civilização Olmeca que habitava o México na época. O cacau foi aproveitado posteriormente pelos Maias e Aztecas em forma de bebida, considerada sagrada. Nas cerimônias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel.
Os conquistadores espanhóis introduziram a delícia na Europa, onde era considerado um alimento especial por seu valor nutricional e energético. Inicialmente somente mulheres, sacerdotes e nobres o consumiam em cultos da Igreja Católica, depois o cacau foi se popularizando e se diversificando com a adição de outros ingredientes. Os suíços tiveram a ideia de misturar o cacau ao leite, dando origem ao chocolate como nós conhecemos hoje. Típico de clima tropical, o cacaueiro encontra no Brasil um ambiente ideal para o seu cultivo, principalmente nas regiões do Espírito Santo e o sul da Bahia, Ilhéus. Hoje, nosso país é o maior produtor da América Latina e um dos maiores do mundo ao lado da Costa do Marfim, de Gana e do Equador. Fonte:Chocolate Araucária.

Chocolates e amêndoas de café.


Mousse de Chocolate receitasdaritinha.com

Ingredientes:

àTrês gemas.
àTrês colheres de (sopa) de açúcar.
à200 gramas de chocolate meio amargo derretido.
Mousse de chocolate e cobertura de Chantilly.
à100 gramas de chocolate ao leite derretido.
àUma lata de creme de leite sem soro e gelado.
àTrês claras em neve firme (ponto de suspiro).
Cobertura:

Chantilly.
àCreme de leite fresco ou uma lata de creme de leite bem gelado e sem soro.
àTrês colheres de (sopa) de açúcar.
àRaspas de chocolate para decorar.

Modo de preparar:
àBata as três gemas até ficar esbranquiçada (+/- três minutos) àacrescente o açúcar e bata até formar uma gemadaàjunte o chocolate meio amargoà bata por Um minuto e acrescente o chocolate ao leiteàmisture o creme de leite gelado e bata mais um poucoà Junte as claras em neve delicadamente misturando de baixo para cima até obter uma massa lisa e brilhanteà distribua em taças individuais e leva para gelar.

Mousse de Chocolate e cobertura de Chantilly.

Cobertura modo de preparar:
àBata o creme de leite gelado na velocidade máxima da bateiraà vá acrescentado o açúcar aos pouco até obter um creme com consistência de sorveteàcoloque em saco para confeitar e leve para gelar até ficar firme (consistência para formar desenhos).
Decoração:
àUse o saco de confeitar para fazer suspiros no mousse e depois salpique  as raspas de chocolates.




Máscara de Ah Cacau soberano de Tikal no século VII d. C.Chocolate


Nenhum comentário:

Postar um comentário