quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Moqueca de Xangó na palha de bananeira.

Primeira receita de azeite do ano e a energia poderosa de Xangô.
Xangô.
A moqueca de xangó na folha de bananeira é o prato típico de São Francisco do Conde. Apreciado pelo seu sabor azedinho e a forma artesanal como é servido na palha de bananeira. Uma das quituteiras famosas do município Dona Preta é tradicionalmente procurada pelos turistas para saborear essa delícia da culinária no recôncavo baiano. De quebra falo um pouco do poderoso Xangô que não tem relação com a moqueca e sim com minha vontade de falar dele.
Nem seria preciso falar do poder de Xangô (Sòngó), porque o poder é a sua síntese. Xangô nasce do poder morre em nome do poder. Rei absoluto, forte, imbatível. O prazer de Xangô é o poder. Xangô manda nos poderosos, manda em seu reino e nos reinos vizinhos. Xangô é rei entre todos os reis. Não existe uma hierarquia entre os orixás, nenhum possui mais axé que o outro, apenas Oxalá, que representa o patriarca da religião e é o orixá mais velho, goza de certa primazia. Contudo, se preciso fosse escolher um orixá todo-poderoso, quem, senão Xangô para assumir esse papel?

Xangó inteiro, filé e o xangó aberto para fazer o montinho.
Vamos à receita?

Moqueca de Xangó na palha de bananeira.
Ingredientes:
àUm quilo de Xangó limpo e aberto como se fosse um bife.
àTrês dentes de alho.
àUma colher de (sopa) de sal.
àUm maço de coentros.
àSuco de três limões.
àUm tomate grande e sem semente.
àUma cebola grande e pimenta.
à200 ml de leite de coco.
à100 ml de azeite de dendê.
àUma folha de bananeira limpa e cortada em quadradinhos (tamanho de um prato de sobremesa).

Modo de preparar:
Montinho de Xangó para fazer à moqueca.
àFaça um molho com o sal, limão, alho e coentroàtempere o filé de xangóàfaça montinhos de cincoàarrume de forma harmoniosa na frigideiraàdecore com fatias de tomate, cebola,pimenta e coentroàdeixe marinar por +/- Uma horaàjunte o leite de cocoàleve ao fogo tampado por +/- Três minutosàprove o sal (não é para ficar salgado e sim temperado e azedinho) àcom o fogo baixinho coloque o azeite de dendêàdeligue o fogo.



Moqueca de Xangó na folha de bananeira pronta.Xangô.
Modo de servir:
àColoque uma quantidade para ser consumida na folha de bananeira.
àArroz branco.
àPirão.

àFarofa de dendê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário